Prof. Enio Leite.

Como escolher teu equipamento - Tipos de câmaras fotográficas (III).

Por Prof. Dr. Enio Leite.


Equipamento de Aventura

Equipamento de Sobrevivência

Montanhismo e Escalada

Esportes Radicais e Tradicionais

Viagens e serviços para turistas

Equipamento de Fotografia e Vídeo

Mapas, Cartografia e Guias

Motivaçao e espiritualidade

Sáude Natural

Arte e Artesanatos

Ecologia e Jardinagem

Leilões, compra e venda

Peças de reposição para Veículos

Trabalhos ou Empregos?

2a. MODELOS HI-TECH - As câmaras Hi-Tech são automatizadas, com auto focus e inúmeros programas inteligentes. São equipamentos avançados, para fotógrafos mais experientes que já possuam a monoreflex tradicional.


VANTAGENS - Elimina o erro de paralaxe. É de rápida focagem, (os modelos Hi Tech possuem programas dedicados, flash embutido, e Auto Focus) e tudo que a objetiva vê, o fotógrafo e o filme também registram. Assim podemos fotografar exatamente o que queremos, além de podermos utilizar inúmeras objetivas, acompanhando os resultados diretamente no visor.

DESVANTAGENS - É maior, mais pesada e barulhenta. O espelho ao movimentar-se da faz um click muito audível, principalmente quando comparado à silenciosa máquina de visor direto ou telêmetro. Além disso, devido ao longo caminho que a luz percorre, o visor é pouco luminoso, principalmente com o uso de zooms, o que torna difícil localizarmos em cenas mais escuras. Os programas inteligentes dos modelos High Tech, não permitem interferências do fotógrafo, limitando a sua criatividade.

3 REFLEX DE MÉDIO FORMATO - São geralmente escolhidas por fotógrafos profissionais, por trabalharem com filmes de maior formato, o que normalmente produz uma imagem de maior qualidade. Utilizadas em estúdio, e Fotografia editorial. Tal como a máquina Monoreflex possui um espelho que reflete a imagem. Os exemplos mais clássicos são: Hasselblad, Mamiya 645 ou 6 x7. Porém, há também as bi-reflex, modelos mais antigos. Duas objetivas a frente do espelho. A objetiva inferior é a que transmite a luz ao plano do filme. A objetiva superior é a que envia a imagem para o vidro despolido.

DESVANTAGENS - Principal problema das bi-reflex: erro de paralaxe. A imagem aparece invertida horizontalmente, o que dificulta a sua utilização e controle. Não é prática para trabalhos em fotojornalismo, pois seu filme restringe-se a poucas fotos. Na maioria das Bi-Reflex, as duas objetivas não são intercambiaveis. O exemplo mais tradicional é a antiga Rolleiflex, com duas objetivas.





El Buscador para los amantes de la vida al Aire Libre © - Andinia.com ©